Associação Portuguesa de Tradutores (APT) apoia a ILC

A nobre profissão de tradutor sempre nos mereceu o maior respeito e admiração. O trabalho de tradução é mais do que a simples viagem de um texto entre duas Línguas. Em última análise, o tradutor é o responsável pela criação de uma ponte entre culturas, promove a aproximação entre povos, associa pensamentos e sociedades distintas e muitas vezes antagónicas. Regra geral, a pulsão da tradução nasce de um amor pelas Línguas e pelas culturas do mundo e traduz-se num labor de paixão que se equivale ao da própria escrita. Pelo simples acto de traduzir, os tradutores acabam por tomar a seu cargo uma responsabilidade que não é pequena: a de contribuir para um mundo melhor.

Em rigor, o espírito que norteia a missão do tradutor está nos antípodas do disparate que produz um Acordo Ortográfico. O tradutor faz pontes e promove pontos de contacto entre um oceano de diferenças; o Acordo Ortográfico finge que esse oceano não existe.

Para os tradutores portugueses, o Acordo Ortográfico representa ainda um problema muito concreto: com ou sem AO90, as traduções para Português Europeu e para Português do Brasil são e serão sempre duas realidades absolutamente distintas. No entanto, com o AO90, somos cada vez mais levados a aceitar como boas as chamadas traduções “genéricas” — que, como é evidente, mais não são do que traduções para Português do Brasil que se tenta impingir aos portugueses.

Por tudo isto, como se imagina, é para nós uma satisfação enorme a declaração de apoio que esta ILC recebeu da Associação Portuguesa de Tradutores. Em boa hora, a APT decidiu associar-se a esta Iniciativa, promovendo-a de forma inequívoca no seu espaço institucional e na sua página do Facebook. O logótipo da Associação Portuguesa de Tradutores já era uma presença de longa data na nossa página de entrada, em virtude da sua declaração, em 2014, de rejeição do Acordo Ortográfico.

Expressando agora o seu apoio à nossa iniciativa cívica, o que muito agradecemos, a ligação entre APT e ILC-AO torna-se ainda mais forte.

Assim possam outras instituições seguir este exemplo.

NÃO AO ACORDO ORTOGRÁFICO

A APT aprova a Iniciativa Legislativa de Cidadãos Contra o Acordo Ortográfico

Proponho que subscrevam a referida iniciativa utilizando este link :

https://ilcao.com/subscricoes/subscrever/

Print Friendly, PDF & Email
Share

Link permanente para este artigo: https://ilcao.com/2018/01/10/associacao-portuguesa-de-tradutores-apt-apoia-a-ilc/

1 comentário

  1. Olá, isso é muito bom, ver uma associação portuguesa a apoiar a ILC é excelente e promove a nossa lingua por ai fora, o que é muito bom, espero ver mais novidades em relação a este assunto, deveras interessante. Excelente artigo parabens! ILCAO!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.