Conhecido pelo seu aforismo “se alguma coisa puder correr mal, vai correr mal com certeza”, o senhor Murphy tem sido praticamente o nosso patrono nesta luta contra o Acordo Ortográfico; a semana que passou não foi excepção.
No artigo anterior dissemos que estava praticamente tudo pronto para o lançamento do formulário de subscrição online. A aplicação foi testada por diversos voluntários e, de facto, funciona sem problemas: avisa o subscritor quando há campos mal preenchidos, auxilia-o no preenchimento da sua data de nascimento (via calendário interactivo), recusa um número de Cartão de Cidadão que já tenha sido utilizado etc. Em caso de sucesso, o programa regista os dados, envia-nos um e-mail automático a assinalar mais uma subscrição e o subscritor, depois de confirmar os seus dados, recebe também uma mensagem de registo.
Infelizmente, o passo final, que seria a implementação de medidas de segurança, revelou-se bem mais complicado do que seria previsível: plugins como o “WP Security” ou o “WordFence” entraram em conflito com a aplicação, que passou a apresentar mensagens de erro e a bloquear o formulário. Apesar de todos os esforços, ainda não foi possível resolver este problema informático, nem sequer através da remoção dos referidos plugins — a sua instalação terá modificado a base-de-dados principal, do WordPress, e a resolução do caso tem-se revelado extremamente complexa. Uma solução radical seria apagar todo o site e reconstruí-lo de novo a partir da estaca zero, o que — pelo menos até ver — não é lá muito conveniente…
Ou seja, temos mesmo de arranjar uma alternativa à prova de bala, é tudo. Escusado será dizer que todas estas operações consumiram já incontáveis horas de trabalho ao longo desta semana.
É certo que continuamos a registar progressos nas outras frentes de trabalho:
• Está completa a transferência do site do cedilha.net/ilcao para este ilcao.com. Já é possível navegar por todo o ilcao.com sem encontrar links a remeter para o site antigo.
• Está em curso a campanha “Selo de Garantia” (uma ideia original do blog Bic Laranja), com a imagem que os sites “100% livre de AO” podem exibir.
• Prossegue a bom ritmo o levantamento dos dados das subscrições em papel, bem como a angariação de novas subscrições nesse suporte.
Infelizmente, no que se refere à aplicação/formulário de subscrição online, vemo-nos obrigados a adiar a “estreia” dessa revolucionária ferramenta de cidadania. Resta-nos a certeza, e a confiança, de que valerá a pena esperar. Resistência à adversidade é o que não nos falta — não será certamente esta pequena “ajuda” do senhor Murphy que nos fará vacilar.
(A imagem do livro é da AbeBooks)
1 comentário
Um grande obrigada, pelo vosso intenso trabalho, pela vossa constância, pela vossa “resistência à adversidade”!
Por mim, continuo a divulgar a ILCAO e a recolher algumas assinaturas, conforme as minhas possibilidades, que não são muitas infelizmente. Só tenho encontrado portugueses contra o AO90, mas a maior parte não sabe como lutar contra a imposição ditatorial do mesmo que os políticos, eleitos por nós, continuam a manter. E não posso deixar de profundamente lamentar que mais um ano “letivo” – letal para a língua de Portugal – se esteja a iniciar, sem que se ouçam protestos dos professores, em especial de Português, nem dos pais e encarregados de educação, cujos filhos estão a ser usados como cobaias num processo todo ele vergonhoso!
Para terminar: também não entendo como é que, com tanta feira do livro e com tantos escritores e outras figuras prestigiadas a serem premiadas, condecoradas, galardoadas, ninguém se levanta com coragem para defender a nossa língua deste desastre ortográfico que a levará à ruína! Seremos mesmo definitivamente um país de analfabetos?!