Operação Pelourinho – 5


A ILC-AO já foi entregue no Parlamento mas vai continuar “na estrada” até ao debate e votação do respectivo Projecto-de-Lei na Assembleia da República. Hoje, dia 6 de Maio, foi mais um dia de recolha de assinaturas em pleno Rossio, revisitando um local onde já estivemos anteriormente.

O pretexto até pode ser a necessidade de repormos subscrições, tendo em conta que algumas poderão eventualmente ser rejeitadas pelo Parlamento, na validação por amostragem. Mas a presença da ILC-AO nas ruas pretende ir um bocadinho mais longe.

A verdade é que os cidadãos continuam a querer associar-se a esta Iniciativa Legislativa. Sempre que montamos uma destas bancas as pessoas acorrem espontaneamente. Há quem assine e vá chamar amigos ou familiares que estão por perto. Outros aproveitam para desabafar e ficam à conversa, dizendo-nos das suas razões para não suportarem o Acordo Ortográfico.

Hoje, um jovem com cerca de vinte anos pediu para consultar o Projecto-de-Lei antes de assinar. Era bom que houvesse mais gente com essa preocupação, mas também é compreensível que muitos não o façam: a oportunidade de “assinar por baixo” uma Iniciativa Legislativa contra o AO é empolgante e, regra geral, as pessoas apressam-se a fazê-lo.

Naturalmente, sendo o AO90 uma questão política, também conta o peso das assinaturas. A pertinência de um Projecto-de-Lei mede-se, acima de tudo, pela justeza do seu conteúdo. Mas, inevitavelmente, o número de assinaturas acabará por ter uma leitura e, desse ponto de vista, quantas mais, melhor.

Mas essa não é a nossa primeira motivação. No fundo, a verdadeira razão para estarmos nas ruas é esta: as pessoas querem que a sua voz seja ouvida e que a sua opinião sobre o Acordo Ortográfico seja tida em conta. E agradecem a oportunidade para o fazer, através da ILC. Hoje, como sempre acontece, voltaram a perguntar-nos “quantas assinaturas temos”. Desde o passado dia 10 de Abril, a nossa resposta passou a ser diferente. Assinaturas, já temos. Mas, estando em causa a Língua Portuguesa, mantermos em aberto a possibilidade de subscrição da ILC é quase um dever.

Estão na calha mais sessões como a de hoje. Mas renovamos o desafio: organizar uma Operação Pelourinho na sua cidade não é difícil. Contacte-nos e saiba como proceder. A Língua Portuguesa agradece.

Print Friendly, PDF & Email
Share

Link permanente para este artigo: https://ilcao.com/2019/05/07/operacao-pelourinho-5/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.