«

»

Jul 10 2017

Imprimir Artigo

Subscreveu? Aniversarie!

Um belo dia, andava eu por Matosinhos a distribuir boletins da ILCAO pelas caixas de correio. Num dos prédios, um dos moradores desceu e perguntou o que era aquilo. Dadas as explicações, diz o meu interlocutor: “oh, meu caro amigo, dê-me cá o meu, leva-o já”. E assinou de imediato.

Como podem imaginar, nunca mais o vi, e não sei quem é. Duvido que seja um seguidor da nossa página no Facebook ou que venha algum dia a ler este texto.

E, naturalmente, não tenho a mais pálida ideia de qual seria o dia do seu aniversário.

Vem esta história a propósito de uma mensagem que enviámos a alguns dos nossos subscritores pedindo-lhes que nos enviassem as respectivas datas de nascimento.

Como sabem, para subscrever uma Iniciativa Legislativa de Cidadãos foi necessário, durante anos, escrever o número de eleitor no boletim de subscrição. No ano passado, graças a uma alteração da Lei, esse dado deixou de ser necessário — em sua substituição, é pedida agora a data de nascimento.

As vantagens desta alteração são evidentes: desde logo, todos sabemos de cor a nossa data de nascimento, ao contrário do número de eleitor. Subscrever uma ILC passou a ser mais fácil.

No caso das ILC que já estavam em curso, como a nossa, acreditamos que as subscrições que já existiam continuam válidas — uma ILC não pode ser penalizada por ter sido apanhada num processo de transição.

Por isso mesmo deixámos claro, naquela mensagem aos subscritores, que o envio da data de nascimento era absolutamente opcional.

Apesar disso, uma boa parte das pessoas contactadas respondeu afirmativamente, enviando-nos a sua data de nascimento. E, apraz-nos registar, muita gente aproveitou esse ensejo para felicitar a ILC-AO pelo seu empenho na luta contra o AO.

Os dados sobre a data de nascimento dos subscritores eram virtualmente zero antes dessa mensagem — o que é lógico, uma vez que essa informação não era necessária para a subscrição.

Neste momento, o número de subscrições com data de nascimento representam já 12% do total.

Parece pouco, e é pouco, por uma razão muito simples: infelizmente, só uma pequena percentagem dos subscritores da ILC nos indicou o seu endereço de correio electrónico. Sempre que é necessário contactar directamente os subscritores desta Iniciativa a informação só chega a uma pequena parte dos interessados. A exemplo do cidadão que se cruzou comigo em Matosinhos, há um número considerável de subscritores cujo único ponto de contacto com a ILC-AO deu-se no acto de subscrição. A partir daí, a ligação perdeu-se.

Fica assim exposta (mais) uma desvantagem da subscrição em papel: na grande maioria dos casos não fica estabelecida qualquer via de comunicação entre o subscritor e quem gere a Iniciativa.

Esta quebra de contacto penaliza ambos: o subscritor fica impedido de receber notícias da acção que apoiou. Por sua vez, a Comissão Representativa fica sem meios para resolver quaisquer pequenos problemas que possam surgir com a subscrição ou de mobilizar os subscritores para uma nova fase da campanha.

Vejamos, mais uma vez, o caso da nossa ILC.

Muitos de vós já terão reparado no quadro (na coluna da direita) que dá conta do número de subscrições. As 106 assinaturas “a processar” são, na verdade, assinaturas sobre as quais temos dúvidas mas que poderão ser ainda recuperadas, caso os respectivos subscritores possam ser contactados… ou nos contactem.

Mas mesmo as 422 assinaturas que tivemos de invalidar — por nome ilegível, esquecimento da assinatura ou de qualquer dado essencial — poderiam talvez ser recuperadas, ou substituídas por outras, se tivéssemos o contacto dos respectivos signatários.

Os prejuízos da falta de contacto com os nossos subscritores não se ficam por aqui: além da data de nascimento, pedimos também aos subscritores da ILC que divulgassem a nova página para subscrição online da ILC junto de amigos e familiares.

 

Subscrição electrónica

A subscrição online trouxe-nos, até hoje, mais de 1000 novos subscritores. É lícito presumir que a fase de recolha de assinaturas podia estar já terminada se o nosso apelo tivesse sido acatado, não por 10% dos subscritores “em papel” mas pela sua totalidade ou, pelo menos, pela maioria deles.

Mas as coisas são o que são. Não adianta lamentar, há que seguir em frente e continuar a nossa luta em prol do Português Europeu.

Assim, apelamos — agora à totalidade dos nossos subscritores — a que nos envie a sua data de nascimento para o seguinte endereço, criado propositadamente para o efeito:

data_nascimento@ilcao.com

Repetimos: este dado não deve nem pode ser imprescindível para validar as subscrições em papel anteriores a 2016. Seria um escândalo se tal fosse decidido pela Assembleia da República.

Mas pode acontecer que a sua subscrição, caro leitor, seja uma das 106 “a processar”, ou mesmo uma das ilegíveis do total de 422 que tivemos de invalidar por motivos vários.

Deste modo, o envio da sua data de nascimento funcionará como uma garantia acrescida de que tudo está bem com a sua subscrição.

Porque, das duas, uma: ou está mesmo tudo bem e não é preciso mais nada, ou, se não estiver, teremos forma de o contactar, de modo a resolver eventuais problemas.

Claro que também este apelo corre o risco de não chegar à maior parte dos interessados. Por este motivo, é importante que este texto seja o mais possível partilhado.

Subscreveu a ILC? Envie-nos a sua data de nascimento. Conhece outros subscritores? Faça-lhes chegar este texto ou, pelo menos, informe-os deste pedido.

NOTA IMPORTANTE: Para que possamos encontrar a sua subscrição sem margem para dúvidas é crucial que nos envie também o nº de BI ou CC. Só com esse dado conseguiremos associar as datas de nascimento recebidas aos respectivos donos.

Em nome da ILC-AO, muito obrigado.

Print Friendly, PDF & Email
Share

Link permanente para este artigo: https://ilcao.com/2017/07/10/subscreveu-aniversarie/

1 comentário

  1. Nuno M Lourido

    Data de nascimento:

    Nuno M***** de S**** F******** Lourido
    C.C. – 01 *** **0
    Data nascimento: ** de ***** 1950

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>