«Basfond» [José Diogo Madeira, jornal “i”, 25.07.14]

logotipojornaliPor José Diogo Madeira
publicado em 25 Jul 2014 – 05:00

Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és. Não me lembro de ser português e ter tanta vergonha do meu país, como com esta última cimeira da CPLP. Começou pelo pitoresco episódio, em que ainda antes de ser formalizada a adesão da Guiné-Equatorial, já o seu ditador se sentava ao lado dos restantes chefes de Estado. É uma excelente demonstração daquela coisa de que antes de o ser, já o era. Mas adiante, que aselhice “protocolar” não traz grande mal ao mundo.

O que embaraça verdadeiramente é o facto de a Guiné-Equatorial ser um regime ditatorial, violento, repressivo e constituir um estado pária aos olhos da comunidade mundial. Para mais, ninguém lá fala português e o único motivo porque foi aceite nesta “comunidade” é o facto de gerar negócios duvidosos. Depois e em vez de se distanciarem deste disparate, os nossos presidente e primeiro-ministro foram a correr ao beija-mão, quando se poderiam ter escusado à vergonha, como fizeram os presidentes do Brasil e Angola, que não lá puseram os pés. Aliás, ao mesmo tempo o nosso ministro de Estado estava em Luanda, exactamente a despacho com José Eduardo dos Santos. Finalmente, ao transformarem a CPLP numa organização sem razão (afinal acolhe todos) e sem dignidade (e especialmente, os piores), acabaram por lhe ditar a morte. Quem é que, no futuro, vai acreditar numa comunidade em que a língua portuguesa é um vago pretexto e que, ao mesmo tempo, abriga sanguinários? A minha pátria é a língua portuguesa, dizia o poeta Pessoa.

A CPLP já mais parece o clube Bilderberg dos ditadores africanos e dos seus seus homens da mala. Como, por mais milhões que acumulem, não entram no primeiro, transformaram uma boa ideia num clube do basfond. Por mim, fiquem lá com ele.

[Transcrição integral de artigo, da autoria de José Diogo Madeira, publicado no jornal “i” de 25.07.14.]

Print Friendly, PDF & Email
Share

Link permanente para este artigo: https://ilcao.com/2014/07/25/basfond-jose-diogo-madeira-jornal-i-25-07-14/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.