«Vandalização da nossa Língua» [Maria José Abranches, email a “Notícias ao minuto”]

meuselonAO1—– Original Message —–
From: Maria Abranches
To: info@noticiasaominuto.com
Cc: ilcao@cedilha.net
Sent: Tuesday, March 25, 2014 5:37 PM
Subject: Ortografia do Português europeu

Ex.mos Senhores,

Descobri há pouco tempo o “Notícias ao Minuto”, que saudei como uma iniciativa útil e prática. Constato, no entanto, que de dia para dia tem vindo a ser infestado pela ortografia proposta pelo Acordo Ortográfico de 1990 (AO90). Condeno este Acordo desde que o conheço, ou seja, desde a sua publicação no Diário da República, em 23.08.1991. Tenho acompanhado a luta de todos aqueles que contra ele se têm insurgido e que o poder político (e mediático) se tem permitido ignorar.

Subscrevi a Iniciativa Legislativa de Cidadãos contra o Acordo Ortográfico (Ilcao), que tenho procurado divulgar e para a qual tenho recolhido assinaturas. Por toda a parte tenho encontrado uma forte oposição dos portugueses a esta “vandalização” da nossa língua materna, feita em nome de interesses obscuros, e imposta ao país com total desrespeito pelos mais elementares princípios democráticos.

Porque, em democracia, todos somos responsáveis, escrevi já vários textos contra o AO90, alguns publicados em jornais, mas que tive o cuidado de enviar à ILC acima referida, para publicação. Permito-me enviar-lhes o ‘link’ para um desses textos (“A Herança”), bastante exaustivo e esclarecedor sobre o assunto em questão, esperando assim contribuir para uma reflexão mais séria e consciente sobre o que está verdadeiramente em causa: https://ilcao.com/?p=6272

Agradecendo e esperando que acusem a recepção desta minha mensagem, subscrevo-me, com os meus cumprimentos,

Maria José Abranches Gonçalves dos Santos

Print Friendly, PDF & Email
Share

Link permanente para este artigo: https://ilcao.com/2014/03/25/vandalizacao-da-nossa-lingua-maria-jose-abranches-email-a-noticias-ao-minuto/

3 comentários

    • Luís Ferreira on 25 Março, 2014 at 20:39
    • Responder

    É assim mesmo!
    É assim que devemos fazer, para que sintam que há quem quem não queira, em oposição aos que não querem saber.

    • Elmiro Ferreira on 26 Março, 2014 at 4:10
    • Responder

    “Vandalização”, é isso! Falar de “mutilação” já não é suficientemente esclarecedor de quanto mal está a fazer-se impunemente à nossa Língua. Ao que assistimos é à destruição de um património científico e artístico, perpetrado por vândalos sem escrúpulos, em nome de interesses obscuros. É preciso ter défice de vergonha na cara: invocar a evolução da Língua, regulalada por decreto de 1945, quando mais não se fez que ir copiar a norma brasileira de 1943. Evolução… Vandalização é o que é!

    • Luís Ferreira on 26 Março, 2014 at 8:19
    • Responder

    Na minha modesta opinião, o juiz Rui Teixeira precisa do nosso apoio. É preciso juntar armas e fazer o alarido que nos for possível. Não podemos abandonar um homem de coragem.

    http://www.publico.pt/sociedade/noticia/acordo-ortografico-custa-processo-disciplinar-ao-juiz-rui-teixeira-1629711

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.