Gentil Martins subscreveu a ILC

A. Gentil MartinsAntónio Gentil da Silva Martins nasceu em Lisboa em 10 de Julho de 1930.

É um conceituado cirurgião plástico e cirurgião pediatra, celebrizado pelas várias operações de separação de gémeos siameses que liderou. É licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa desde 1953, onde integrou a Direcção da Associação de Estudantes.

Foi Director do Departamento de Cirurgia do Hospital de D. Estefânia durante 14 anos, Bastonário da Ordem dos Médicos de 1977 a 1986, e Presidente da Associação Médica Mundial de 1981 a 1983. Em 2009 recebeu a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e é Sócio Honorário do MIL: Movimento Internacional Lusófono.

Tocou violino, foi campeão de Portugal de Voleibol e de Ténis e participou nos Jogos Olímpicos de 1960, em Roma, na modalidade de tiro com pistola automática, sendo fundador e actual Presidente da Associação dos Atletas Olímpicos Portugueses. É filho de António Silva Martins, cirurgião, atirador olímpico e o mais completo atleta Português de todos os tempos, e neto de Francisco Gentil, fundador do Instituto Português de Oncologia.

Subscreveu a Iniciativa Legislativa de Cidadãos pela revogação da entrada em vigor do “acordo ortográfico”.

Este é mais um perfil publicado na “galeria” de subscritores, activistas e apoiantes da ILC pela revogação do “acordo ortográfico”.

Nota: esta publicação foi autorizada pela subscritor, que reviu connosco os dados constantes na nota biográfica.

Print Friendly, PDF & Email
Share

Link permanente para este artigo: https://ilcao.com/2012/02/01/gentil-martins-subscreveu-a-ilc/

2 comentários

    • M.C. Sarmento P.Cunha on 1 Fevereiro, 2012 at 11:09
    • Responder

    Ainda bem que tantas vozes se levantam contra este inacreditável acordo. Mas, será que vai servir de alguma coisa? Acho que ninguém ouve, e quem devia ouvir não quer saber. Vendemos tudo, também vendemos o nosso Português!

  1. Aqui deixo os votos para que esta causa perdure. É relevante o suficiente para tal acontecer. Portanto, não desistamos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.