Prémio de Poesia Vasco Graça Moura 2015 [notícia “Público”, 28.04.15]

publicoModo de Ler lança Prémio Vasco Graça Moura

PÚBLICO
28/04/2015 – 14:54

Novo prémio literário dedicado à poesia

 

O nome do escritor portuense Vasco Graça Moura, desaparecido fez esta semana um ano, vai apadrinhar um novo prémio literário expressamente dedicado à poesia.

É uma iniciativa da editora Modo de Ler, de José da Cruz Santos, que vai contar com os apoios dos bancos BPI e BCP, da Fundação Gulbenkian e das Edições Afrontamento. E propõe-se “promover novos autores de poesia e estimular a criação poética”, diz o comunicado de lançamento.

Certamente para honrar a luta que Vasco Graça Moura acerrimamente desenvolveu contra o Acordo Ortográfico, os promotores do prémio estipulam que os textos originais dos candidatos “não poderão estar escritos segundo o chamado novo acordo ortográfico”.

As candidaturas ao Prémio de Poesia Vasco Graça Moura, que poderão ser apresentadas até dia 31 de Agosto (para: Modo de Ler – Centro Literário Marinho, Lda. Praça Guilherme Gomes Fernandes, 43; 4050-293 – Porto), serão avaliadas por um júri constituído pelos escritores Fernando Guimarães e Francisco Duarte Mangas, pela professora Isabel Ponce de Leão, pelo advogado Miguel Veiga, por um representante da Modo de Ler e pelo jornalista do PÚBLICO Luís Miguel Queirós, “personalidades que aliam a paixão da poesia ao conhecimento da personalidade do patrono do prémio”, justifica o promotor.

O anúncio do vencedor ocorrerá em Outubro. O prémio valerá 7.500 euros e a edição do texto escolhido numa co-edição Modo de Ler/Afrontamento. E a entrega do prémio e a publicação da obra realizar-se-ão a 3 de Janeiro de 2016* – data em que passarão 74 anos sobre a morte do autor de ‘Uma Carta no Inverno‘.

 

premioVGM

[Transcrição integral de notícia do jornal “Público” de 28.04.15. Imagem da editora “Modo de Ler”. “Links” e destaques nossos.]

Print Friendly, PDF & Email
Share

Link permanente para este artigo: https://ilcao.com/2015/04/28/premio-de-poesia-vasco-graca-moura-2015-noticia-publico-28-04-15/

2 comentários

    • Maria José Abranches on 29 Abril, 2015 at 14:37
    • Responder

    Excelente ideia, por tudo e, em especial, por prestar homenagem a Vasco Graça Moura, pela firmeza, coragem e clarividência com que, até ao fim, lutou contra essa infâmia chamada A090!

    Obviamente é preciso corrigir o lapso que ocorreu na passagem final do texto: “a entrega do prémio e a publicação da obra realizar-se-ão a 3 de Janeiro de 2016 – data em que passarão 74 anos sobre o nascimento do autor de ‘Uma Carta no Inverno‘.

  1. Que grande homenagem a Vasco Graça Moura e à Língua Portuguesa. Acredito que este excelente prémio, para além da sua importância literária, se vai tornar um marco nesta história triste do AO.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.