Quem acompanha as questões ligadas ao Acordo Ortográfico provavelmente já conhece este vídeo de Gina Cooke. A caminho das 200.000 visualizações, esta pequena aula (inserida no projecto TED) mostra-nos como abdicar de letras “sem som” é perder parte da nossa identidade e História.
Acontece que, mesmo para quem já conhece, o vídeo tem agora uma novidade: a ILC AO entendeu que não fazia sentido um vídeo que se debruça sobre este tema não ter legendas em Português Europeu e, como tal, meteu mãos à obra. A partir de agora, quem quiser poderá assistir a esta “aula” de TED-Ed, escolhendo “Português (Portugal)” como opção de legendagem.
8 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Mas que bela ideia! Obrigada à ILCAO! Eu ainda não conhecia o vídeo e a legendagem em “Português (Portugal)” ajuda a compreendê-lo e a compreender a estupidez dos que continuam a defender e aplicar o AO90, porque “a língua evolui”: ainda ontem tive uma pequena ‘pega’ com uma colega (de Português!!!) que se saiu com essa!
Apesar de ter tentado,mesmo através do Centro de Ajuda do YouTube não me foi possível ver o vídeo legendado,o qual só tinha o meu interesse para divulgação porquanto não tenho dificuldades com o idioma inglês.
@António, como também tive alguma dificuldade em chegar às legendas, sugiro que faça o seguinte: clique no ‘link’ do ‘youtube’ por baixo da imagem do vídeo; quando lhe aparecer o vídeo, clique em baixo, à direita, onde diz “legendas”, escolha “Português(Portugal)” e clique em “Ativ”. Em princípio deve funcionar… Não sou ‘especialista’ destas coisas, mas talvez possa ajudar…
Não há qualquer problema técnico com o vídeo nem com as legendas. Isso já foi verificado por diversas vezes e em várias plataformas/sistemas (incluindo “smartphone”). O que pode ocorrer é algum problema de comunicação momentâneo ou haver configurações locais (individuais) incompatíveis.
http://www.youtube.com/embed/YvABHCJm3aA?hl=pt-pt&cc_lang_pref=pt-pt
Que vídeo sensacional ! De facto, a etimologia é a parte mais fascinante da gramática. Não só nos ajuda a chegar ao significado de palavras à primeira vista desconhecidas, como nos proporciona uma perspectiva histórica insubstituível, ligando-nos aos nossos antepassados através do que melhor eles fizeram, a escrita, a ferramenta que verdadeiramente começou a distinguir os humanos das espécies suas antecessoras.
Ao tomarem a iniciativa de suprimir as consoantes mudas na ortografia que herdaram dos portugueses, os brasileiros cometeram um erro enorme. A reforma ortográfica preconizada no AO90 insiste e agrava esse erro. Por isso deve ser recusada com toda a firmeza.
Visualizações??? Visionamentos, certo? Está na linha do “reportar” por relatar…
Ideia genial e construtiva. Um imenso Bem-Haja à ILCAO! É de divulgar em força!
Maria do Carmo Vieira