Jorge Molder subscreveu a ILC

Fotógrafo português, Jorge Molder nasceu em 1947, em Lisboa. Estudou Filosofia na Universidade de Lisboa e começou a sua carreira como artista na década de 1970. A sua primeira exposição individual em 1977. Foi artista convidado da Bienal de Sõ paulo, em 1994, e representou Portugal na Bienal de Veneza em 1999. Participou na exposição Artempo em Veneza, 2007.

Jorge Molder é reconhecido pelas suas fotografias escuras e enigmáticas que envolvem uma interacção muitas vezes desorientadora para o observador. O seu trabalho levanta a questão de quem examina quem, se é o observador que olha o objecto ou vice-versa. Tudo isto produz uma sensação primeira da imagem como objecto e só depois como imagem. Não é somente a estranha utilização da luz e da escuridão que ajuda a desenvolver um efeito perturbador, mas também a escolha de usar a sua própria imagem como modelo, na maior parte das suas fotografias.

(…)

O trabalho de Jorge Molder pode ser encontrado em quase todas as mais importantes colecções portuguesas, como Caixa Geral de Depósitos (Lisboa), Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (Lisboa), e Centro de Arte Moderna José de Azeredo de Perdigão da Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa) assim como em importantes colecções estrangeiras como Art Institute of Chicago, Artothèque de Grenoble (Grenoble), Everson Museum of Art (Syracuse, Nova Iorque), Fonds National d’Art Contemporain (Paris), Maison Européenne de la Photographie (Paris), Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia (Madrid), Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (Brasil) e Museo Estremeño Iberoamericano de Arte Contemporáneo (Badajoz).

[Nota biográfica (parcial) transcrita do site Infopédia.]
Fotografia retirada do site Media Capital.]

Subscreveu a Iniciativa Legislativa de Cidadãos pela revogação da entrada em vigor do Acordo Ortográfico de 1990.

Nota: esta publicação foi autorizada pelo subscritor.

Galeria de subscritores, militantes e apoiantes.

Print Friendly, PDF & Email
Share

Link permanente para este artigo: https://ilcao.com/2011/06/28/jorge-molder-subscreveu-a-ilc/

1 comentário

    • Manuela Carneiro on 28 Junho, 2011 at 15:32
    • Responder

    Bacana.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.