A ILC visita o Parlamento

No passado dia 7 de Dezembro uma delegação representativa do grupo de cidadãos que promovem a ILC contra o AO90 foi recebida por dois deputados do Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da República, na sequência de encontros marcados com os diferentes grupos políticos com o fim de os informar ao respeito da nossa luta e procurar apoios entre eles(ver nota).

Esta reunião em particular alongou-se por várias horas e houve evidente interesse no assunto por parte dos deputados João Oliveira e Miguel Tiago.

Para mim, como cidadã espanhola, este encontro foi especialmente emotivo. Em primeiro lugar, é claro, por ser recebida na Assembleia da República, máximo expoente da representação do povo português (ao qual me sinto já há muito tempo e para sempre unida por laços de afecto indissolúveis) e, em segundo lugar, pela honra de, mesmo sendo estrangeira, fazer parte do grupo representativo da ILC em defesa da Língua Portuguesa, um idioma que não é a minha Língua materna mas que estudei ao longo de muitos anos e que aprendi a amar como se da minha própria Língua se tratasse.

Acompanham estas palavras algumas das fotografias que tirei no decorrer da visita que se seguiu à reunião e na qual o nosso amável cicerone (João Oliveira) nos mostrou o Palácio e amenizou a visita com interessantes (e por vezes divertidas) informações.

Permita-se-me destacar uma fotografia que sem possuir a qualidade técnica necessária passou a ser a minha preferida: trata-se dessa em que (no lintel de uma porta) aparece a escultura da coroa franqueada a um lado pela figura ameaçante de um homem de espada na mão e, do outro lado, uma mulher desarmada e de atitude franca e relaxada. O Deputado João Oliveira disse que é a representação da força contra a verdade e eu fiquei então (e fico agora de novo) a pensar que afinal é disso que a ILC pretende: a verdade (a lógica, o bom senso…) contra a força (dos interesses económicos).

Feliz pela experiência, grata pela amabilidade dos deputados e confiante na vitória da verdade seria o resumo do meu estado de espírito na hora de avaliar a reunião, a visita inesquecível.

Rocío Ramos


[Nota: este texto, bem como as fotografias que o ilustram, são da autoria de Rocío Ramos, a nossa mais veterana militante, e referem-se ao encontro entre uma delegação da ILC e dois deputados do PCP na Assembleia da República, no passado dia 7 de Dezembro, à semelhança de um outro encontro anterior, a 22 de Novembro, também com dois deputados mas dessa vez do PSD. Anteriormente já tínhamos sido recebidos em audiência na CECC, no dia 12 de Julho de 2012. Tencionamos evidentemente prosseguir com o nosso programa de reuniões e audiências com deputados de todas as áreas político-partidárias, a fim de os sensibilizar para a esta iniciativa cívica em particular e para a oposição ao “acordo ortográfico” em geral.
JPG]

Print Friendly, PDF & Email
Share

Link permanente para este artigo: https://ilcao.com/2013/01/14/a-ilc-visita-o-parlamento/

2 comentários

    • Maria Oliveira on 15 Janeiro, 2013 at 9:28
    • Responder

    Muito, muito bem, Rocío! É mais portuguesa de alma que quase todos os que ostentam, sem a merecerem, (ess)a nacionalidade. A sua dignidade é exemplar! Mostrei hoje, aos meus alunos de 8º ano, a descrição que faz do lintel e o terno respeito que demonstra para com valores que os “naturais” de cá repudiam, por inércia. O meu agradecimento, que mais forte se torna quando digo que sou cidadã de todas as bandeiras, pelo que de transversal há no espírito de cada uma delas. Obrigada por iluminar o nosso dia! Como dizia Lorca, a Rocío “tem duende”.

  1. Obrigada, Maria Oliveira, pelas suas belas palavras.
    Essa do duende emocionou-me até às lágrimas e adorei você ter falado com os seus alunos da descrição do lintel 🙂
    Abraço grande desta zamorana “aportuguesada”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.