“A Língua Portuguesa e os seus embaixadores” (mesa-redonda com Maria do Carmo Vieira)

130515GMaps

Mesa-redonda “Portugal no mundo: a língua portuguesa e os seus embaixadores”

Universidade Europeia | Laureate International Universities

Quarta-feira, 13 de Maio de 2015 das 19:00 às 21:00 (WEST)
Lisboa, Portugal

Detalhes do evento

No seguimento das duas edições anteriores, nas quais muito nos honrou a presença da escritora Lídia Jorge, dos Professores Doutores José Jorge Barreiros, Susana Araújo, Onésimo Teotónio Almeida, Petar Petrov, do Mestre Rui Pereira e da eurodeputada Dra. Ana Gomes, pretende-se promover uma reflexão interdisciplinar sobre o legado de Portugal na Europa e no mundo e os novos desafios que o país enfrenta face à complexa conjuntura actual.

Para a edição deste ano, propõe-se que o debate se norteie em torno das questões: “Portugal: qual a importância da língua portuguesa no mundo?” e “Portugal: que papel desempenha uma língua na projecção de um país?”.

Presenças confirmadas:

Professora Doutora Ana Paula Laborinho, Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I. P.
Professora Doutora Isabel Casanova, Universidade Católica Portuguesa
Mestre Maria do Carmo Vieira, Fundação Francisco Manuel dos Santos

Moderador: Professor Doutor Marcelo G. Oliveira

Presença a confirmar:
Professor Doutor Luís Antero Reto, Reitor do ISCTE-IUL

Tem dúvidas sobre Mesa redonda “Portugal no mundo: a língua portuguesa e os seus embaixadores”? Contacte Universidade Europeia | Laureate International Universities

Auditório
Universidade Europeia | Laureate International Universities
Estrada da Correia, nº 53
1500-210 Lis Lisboa
Portugal

Quarta-feira, 13 de Maio de 2015 das 19:00 às 21:00

Universidade Europeia | Laureate International Universities

Evento organizado pelos docentes: Ana Raquel Fernandes, Joana Serafim, Marcelo G. Oliveira, Paula Fonseca Carvalho, Sara Rodrigues de Sousa e Susana de Salazar Casanova

Questões sobre o evento podem ser endereçadas por email para: susana.casanova@europeia.pt

[Imagem de Google Maps.]

Print Friendly, PDF & Email
Share

Link permanente para este artigo: https://ilcao.com/2015/03/12/a-lingua-portuguesa-e-os-seus-embaixadores-mesa-redonda-com-maria-do-carmo-vieira/

2 comentários

    • Basílio on 13 Março, 2015 at 11:44
    • Responder

    Artigo recomendado:
    O Acordo Ortográfico vai ter que ser cobrado politicamente
    http://algolminima.blogspot.pt/2015/03/o-acordo-ortografico-vai-ter-que-ser.html

  1. Caro Basílio, obrigado pelo artigo. E obrigado, também, a quem o publicou: Orlando Braga. Na verdade vivemos tempos que começam a parecer-se com os da ditadura, quando tudo nos era imposto por uma reduzida minoria… e ninguém podia ‘piar’. Em relação à língua, o que se passa é inqualificável e bom seria divulgar publicamente “quem, na classe política, foi a favor do Acordo Ortográfico que desfigurou a língua portuguesa, porque o povo português terá direito a um ajuste de contas com a História”.

    Este é um país de vira-casacas, de oportunistas políticos que ontem eram de uma cor, hoje são de outra e amanhã, se for necessário, voltam à primeira… O ministro da Educação e Ciência é um bom exemplo. De fervoroso apoiante da Revolução Cultural chinesa passou… a neoliberal, e a empenhado apoiante da social-democracia. Ontem admirava o ‘revolucionário’ Mao Tsé-Tung, hoje presta vassalagem ao ‘burguês’ Passos Coelho. Ontem aplaudia o Livro Vermelho, hoje aplaude o Acordo Ortográfico de Malaca Casteleiro e quejandos…

    Sim, “Nunca a liberdade é tão grande quando no-la querem tirar, quando nos pretendem oprimir; e não há maior opressão do que aquela que nos pretende retirar a identidade”. Porque todos somos embaixadores da Língua Portuguesa – a nossa primeira identidade – declaremos em alto e bom som: Não ao Acordo Ortográfico!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.