“Wikilusa, a Enciclopédia de Portugal”: colabore!

wikilusaprojecto

“Gente como TU!”

A WikiLusa, é uma enciclopédia multimédia, livre, sobre e para todos. O objectivo da WikiLusa é criar um espaço livre na partilha e repositório de informações sobre Portugal, as suas regiões, a sua gente e costumes.

O projecto diferencia-se da Wikipédia, privilegiando a utilização dos conteúdos essencialmente de cariz português e de Portugal.

WikiLusa foi criada em 2008 por Carlos Botelho e é a versão em língua portuguesa nativa (PT) da Wikipédia, a enciclopédia livre. A palavra “Lusa” refere-se ao país ou povo que tem como língua oficial nativa o português europeu, claramente anti ao90. Introduz um novo conceito abrindo um espaço Biográfico livre a artigos essencialmente de Portugal.

Este é um projecto nascido da vontade de colocar à disposição do utilizador português os recursos necessários para a criação de uma plataforma de acesso livre a conteúdo editorial específico sobre Portugal e as suas particularidades, num plano estratégico de desenvolvimento do conhecimento, e das regiões, criando um espaço privilegiado para a defesa e divulgação das potencialidades locais e regionais, na massificadora, endémica sociedade de meios e informação.

A WikiLusa é uma enciclopédia independente e em permanente processo de criação. Proporciona um espaço de debate/discussão não apenas confinado ao seu conteúdo, mas também na abordagem conceptual e estrutural. Por isso, é um espaço de liberdade cujo destino é decidido de forma aberta, sem restrições e participações avulsas registadas noutras plataformas.
[Extractos da página de apresentação da Wikilusa]

logowikilusa
«Mais uma vez a Wikipédia (brasileira) a eliminar conteúdos e artigos que defendem o português de Portugal. Desta vez a Wikilusa. Aqui está a verdadeira razão da fundação da Wikilusa, projecto que muitos utilizam e muitos acreditam e a razão porque se mantém activa mesmo sem apoios.»
[“Post” de 18.08.13 na página da Wikilusa no Facebook.]

Print Friendly, PDF & Email
Share

Link permanente para este artigo: https://ilcao.com/2014/03/08/wikilusa-a-enciclopedia-de-portugal-colabore/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.