Não, Portugal não está interessado no “projeto”!

revistavejaNo dia 15, o professor estará em Portugal para debater com especialistas propostas que aproximem as grafias. Será que também convencerá os portugueses a escrever Camões com K? Pimentel tem motivos para se animar. No último dia 24 recebeu um e-mail de um colega lusitano já com a sua proposta ortográfica simplificada. O texto foi escrito assim:

“Boa tarde, profesor Ernani Pimentel,
Espero ke esteja tudo bem consigo e ke o projeto de simplifikasão da língua portugeza kontinue em marxa.Soube através dos meios de komunikasão sosial ke virão a Portugal para tratar dese asunto e desejo desde já os maiores susesos. O profesor tem razão kuando diz ke no primeiro impakto axamos estranho as alterasões ortográfikas, mas depois teremos benefísios. Não é nada ke eu não soubese também, mas realmente somos um pouko konservadores, mesmo axando ke não. Inisialmente axei estranho, mas agora virou normal”.
[Revista “Veja”, 31.10.13]

jusbrasil_logoO conselheiro seccional e presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB-GO, Carlos André Pereira Nunes, toma posse nesta sexta-feira (8), às 14 horas, no Centro de Estudos Linguísticos da Língua Portuguesa do Senado, ao lado dos professores Pasquale Cipro Neto e Ernani Figueiras Pimentel.
A finalidade é criar uma padronização da nomenclatura da gramática normativa, bem como simplificar a ortografia da Língua Portuguesa. Para 2014 já está marcada uma reunião internacional para discutir se a essa padronização das normas do Brasil deverá ser aplicada nos demais países que falam o idioma português.
[Jus Brasil, 8.11.13]

projetopimentel
O linguista, que é presidente do Centro de Estudos Linguísticos da Academia de Letras de Brasília, liderou o movimento “Acordar melhor”, que resultou num livro em 2008, com críticas ao Novo Acordo Ortográfico, e conseguiu 23 mil assinaturas contra as novas regras.
O abaixo-assinado foi enviado à Comissão de Educação do Senado brasileiro e resultou no adiamento da obrigatoriedade do novo acordo no Brasil de janeiro de 2013 para o mesmo mês de 2016.
“Agora partimos para o plano internacional, com o ‘Simplificando a Ortografia’. Não nos interessa jogar pedras, mas buscar medidas conciliatórias e evolutivas. A nossa intenção é adequar o acordo antes que ele seja obrigatório”, afirmou.
A reunião conjunta de sugestões ocorrerá até o fim do primeiro semestre de 2014, para que o documento possa ser apresentado em setembro do mesmo ano, quando terá lugar um simpósio linguístico-ortográfico da língua portuguesa, em Brasília.
O linguista chegará a Portugal no dia 15, e fará uma conferéncia na Assembleia da República. Ernani Pimentel afirmou que estará disponível para conversar também em universidades, academias de letras e escolas de segundo grau. Entre os dias 25 e 28 de novembro, também estará no país o professor brasileiro Pasquale Cipro Neto.
[Observatório da Língua Portuguesa, 16.11.13]

[As 3 imagens foram copiadas cada qual do “site” do respectivo extracto citado. Realces e sublinhados nossos.]

Print Friendly, PDF & Email
Share

Link permanente para este artigo: https://ilcao.com/2013/11/18/portugal-estara-interessado-no-projeto/

10 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Não me espanta que tal figura cá venha botar faladura. Lá no Brasil ninguém lhe liga porque nem os defensores do acordo o usam. Ele sabe que por cá terá muito mais sorte, porque os acorditas de serviço (ao serviço de quê não se sabe) até salivam porque vem alguém de “fora” e todos sabemos que o que vem do estrangeiro é que é bom, até as bestas.

    • Luís Ferreira on 18 Novembro, 2013 at 18:51
    • Responder

    O pior é que estas marchas se iniciam com o primeiro passo e esse já foi dado há muito.
    Na minha opinião, este disparate é para levar a sério. Muita gente pensou que o de 90 não era para levar a sério e ele está aí, a fazer o seu caminho, com o apoio claro da comunicação social, dos “políticos”, dos “intelectuais”, da Edviges Ferreira e até do Dantas, que há-de ir a negócios com os irmãos brasileiros para aceitar um acordo [Morra o Dantas!] Porque o que não falta neste país são Dantas.

  2. Pasquale & Pimentel é uma agência funerária conhecida pelos seus maus serviços, nomeadamente no que diz respeito à tanatopraxia. Com essa empresa a mexer no que resta da Língua Portuguesa, nem no seu funeral ela será reconhecível… Mal por mal, antes a agência Casteleiro.

  3. →Reforma ortografica das 100 flôres:
    http://sites.google.com/site/incasumer/portugal/100-flores

    • Jorge Pacheco de Oliveira on 19 Novembro, 2013 at 11:06
    • Responder

    Pelo que entendi, a conferência desse cavalheiro na Assembleia da República já ocorreu. Mas não me recordo de qualquer notícia acerca do evento…

    • Jorge Teixeira on 19 Novembro, 2013 at 11:06
    • Responder

    E não se pode ir ao aeroporto recebê-los como merecem: com uma chuva de ovos?

  4. A Academia Brasileira de Letras tem apenas dois especialistas:Evanildo Bechara e Domício Proença, ambos são membros da Academia Brasileira de Filologia. Mas quando foi elaborado o Acordo Ortográfico, só Antônio Houaiss (Brasil) e João Malaca Casteleiro (Portugal) eram os especialistas que trabalharam na elaboração do texto oficial. O que Ernani Pimentel está a propor é que os especialistas em língua portuguesa dos oito países sejam consultados.

    No Brasil temos a Academia Brasileira de Filologia (40 membros: todos especialistas em língua); Associação de Linguística Aplicada do Brasil:3.000 membros: especialistas em língua) e Associação Brasileira de Linguística (4.000 membros: especialistas em língua). Em Portugal creio que o Instituto de Linguística Teórica e Computacional e a Associação Portuguesa de Linguística (desconheço outras entidades) podem e devem participar desta elaboração.

    O que houve é que os políticos assinaram um texto sem conhecer a matéria, daí os países terem assinado o Acordo Ortográfico.

  5. U senhôr é tão simplifikadu q até s xama Ernani. Tem d mudar a lingua purque deve estar fartu q lh chamem /ernaní/.

    Entretanto, a diarrHEa mental continua. http://www.youtube.com/watch?v=ymKPmVHLcxg

  6. Para ser sincero, que o senhor Ernani tenha êxito com o seu acordo no Brasil, porque de tão ridículo, pode ser que quando apresentado deste lado do oceano as pessoas finalmente se manifestem contra os atestados de estupidez que lhes andaram a passar.

  7. Concordo com S.H., mas, com a demência habitual por S. Bento, Belém e adjacências cripto-internacionalistas…
    Cumpts.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.