Mai 30 2013

Já é oficial: «WordPress em Português, sem Acordo Ortográfico»

imagesO bom senso ainda impera na Comunidade WordPress portuguesa. Num recuo que muito apreciamos, largos milhares de utilizadores do WordPress em português poderão continuar a ter menus, botões e toda a interface da aplicação escrita em português correcto, ao contrário do que divulgámos aqui.

Nessa data, o WordPress anunciou que apesar da “oposição quase unânime ao AO90 e uma enorme resistência em aplicá-lo ao WordPress pt-PT” houve um “entendimento geral” no sentido da sua aplicação — um fenómeno estranho que, curiosamente, que se tornou comum em muitos jornais e instituições portuguesas. Afinal, em comunicado emitido ontem, Zé Fontaínhas, fundador da Comunidade Portuguesa de WordPress revela os resultados da votação sobre a aplicação do AO (com os habituais dois terços contra, um terço a favor) e anuncia que o WordPress em português continuará a estar disponível em Pt_pt.

Os resultados da votação

Colocámos duas perguntas a votação:

A tradução deve observar o novo Acordo Ortográfico?
(…)
Depois de devidamente filtrados os artistas que lançaram scripts automáticos de votação (uma pista para os script kiddies: mais de 300 votações em menos de 2 minutos, a partir do mesmo IP é suspeito. Para a próxima tentem outra coisa), os resultados são estes:

Votos: 305
Acordo Ortográfico, sim ou não? NÃO: 206, SIM: 99
(…)

A primeira conclusão

A tradução do WordPress para Português de Portugal continuará, como até agora, a ignorar o Acordo Ortográfico.

Para que fique absolutamente claro:

Esta não é uma decisão “nossa” (seja lá o que for o que o conceito “nós” representa), é de todos. Pelo menos de todos aqueles que acharam importante emitir uma opinião sobre o assunto, e a quem, independentemente da opção que escolheram, muito agradecemos.
Não é uma tomada de posição política e muito menos linguística. O facto é que temos que escolher uma versão, já que o WordPress (ainda) não reconhece o conceito de “variantes” para o mesmo código de idioma. Isto tem um impacto imediato nas actualizações automáticas de instalações existentes, por exemplo.
Tão pouco é uma condenação de quem votou a favor do acordo ou uma recusa final em suportá-lo (já explico, mais à frente).

[Extractos de “post” publicado pela WordPress Portugal (“Site da Comunidade Portuguesa de WordPress”) em 29.05.13.]

Print Friendly, PDF & Email
Share

Link permanente para este artigo: https://ilcao.com/2013/05/30/ja-e-oficial-wordpress-em-portugues-sem-acordo-ortografico/

2 comentários

1 ping

    • Jaime Branco on 30 Maio, 2013 at 20:58
    • Responder

    Congratulo-me com esta decisão. Quero crer que, sem precipitações, a larga maioria acabará por convir que o AO foi uma medida arbitrária, pessimamente fundamentada e que não defende o idioma de Camões e Pessoa. Hoje já temos todos algumas dúvidas, tal a colossal confusão em que, obscuros interesses, nos colocaram.

    • Maria do Carmo Vieira on 31 Maio, 2013 at 11:48
    • Responder

    Profundamente grata pelo gesto! A sensatez e a sabedoria começam a sobrepor-se ao oportunismo e à mediocridade, esta última manifesta, por exemplo, na Nota Explicativa do AO. Desobedecer a esta aberração deverá ser a palavra de ordem na Escola e os Encarregados de Educação também deveriam ter uma palavra a dizer sobre o desnorte do ensino da Língua Portuguesa com a aplicação deste AO.
    Maria do Carmo Vieira

  1. […] Já é oficial: «WordPress em Português, sem Acordo Ortográfico» […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.