Videógrafo freelancer desde 2007 com trabalhos desde os eventos sociais ao vídeo institucional, passando pelo vídeo-clip e o jornalismo.
Tendo a escrita como centro, logo seguida da música, encontrou no vídeo não só uma profissão como, devido à sua plasticidade, é disciplina que agrega em si várias das suas paixões.
Movem-no as ciências sociais quando sobretudo aliadas à arte como distinguível forma de expressão humana.
“Não sou Filólogo, nem Linguista, nem sequer Professor de Português.
Sou um cidadão e um falante de Português, um amante da minha expressão e do que ela produz e produziu, de forma nobre e, para riqueza própria e distinção, de AMBOS os lados do Atlântico, bem como nos PALOP e em Timor-Lorosae.
A palavra “uniformização”, se bem que viável em certas áreas, produz-me considerável preocupação, para não dizer mais, quando aliada à cultura e à expressão de comunidades, ou grupos, onde é na diferença que se encontra identidade e riqueza.
Sempre ouvi dizer que a Língua era algo que evoluía naturalmente…
Gostava de ter visto nestes 21 anos um esforço para que esta discussão tivesse envolvido mais gente, e um esforço ainda mais claro para que a mesma tivesse sido realizada, também fora, dos sempre legítimos mas também herméticos, fóruns de especialistas, já para não falar dos gabinetes impenetráveis do costume…
Subscrevo a Iniciativa Legislativa Contra o Acordo Ortográfico porque gostava de forma clara saber que implicações de facto (com c) estas alterações produzem em algo tão profundamente intrínseco à nossa identidade como povo, e acima de tudo e muito objectivamente, que grandes e nobres são essas mais-valias, que justifiquem o acto… também e ainda, com c…”
Luís Romero
Evidentemente, além de todo o trabalho que vai produzindo como voluntário para esta Causa, Luís Viana Romero subscreveu também a Iniciativa Legislativa de Cidadãos pela revogação da entrada em vigor do Acordo Ortográfico de 1990.
Nota: esta publicação foi autorizada pelo subscritor, que redigiu expressamente para o efeito a nota biográfica e o texto acima.