Rocío Ramos apoia a ILC

Rocío Ramos

Rocío Ramos é espanhola, vive e trabalha em Zamora. Nem de propósito, como sabemos, foi em Zamora que foi assinado, em 1143, o Tratado que assinalou a independência de Portugal.

Apaixonada por Portugal e pela Língua Portuguesa, que fala e escreve fluentemente, desloca-se ao nosso país com frequência, onde dá largas à sua outra paixão, a fotografia.

Colabora em iniciativas de divulgação da Língua e da Cultura Portuguesas, em Portugal e em Espanha, tendo inclusivamente traduzido um livro do Português para o Castelhano.

Acompanhou e apoiou desde o início a ILC contra o “acordo ortográfico” e mesmo antes disso já tinha sido uma das fundadoras da página da Causa no Facebook. Em Maio de 2010 deslocou-se expressamente a Portugal para participar numa campanha de recolha de assinaturas para a ILC em plena Baixa de Lisboa.

Não subscreveu, por não ter nacionalidade portuguesa (o que é uma evidente e cruel injustiça), mas apoia incondicional, activa e militantemente a ILC contra o AO90.

Nota: esta publicação foi autorizada pela pessoa visada.

Print Friendly, PDF & Email
Share

Link permanente para este artigo: https://ilcao.com/2011/01/30/rocio-ramos-apoia-a-ilc/

16 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Maria José Abranches on 31 Janeiro, 2011 at 17:55
    • Responder

    Obrigada, Rocío!

    Pela sua paixão pela nossa língua e pelo empenho entusiástico com que tem participado nesta luta.

    Cumprimentos,

    Maria José Abranches

    • Rocío Ramos on 1 Fevereiro, 2011 at 11:42
    • Responder

    Obrigada eu, Maria José, a você e a todos os/as companheiros/as nesta luta.

    Tenho é imensa pena por não poder assinar a ILC mas não duvido que haverá muitas outras pessoas que o façam. A bela Língua portuguesa merece (e precisa)

    Cumprimentos,
    Rocío Ramos

    • Manuel Roderigues da Silva on 13 Fevereiro, 2011 at 2:54
    • Responder

    Obrigado, Rocio!
    Compreendo que para ti, como para toda a Espanha, país de primeiro mundo, com economia estável, culto por excelência, é muito importante que continuemos nessa batalha contra o AO90. Assim caminharemos rumo à ruína. Continuaremos a ser o primo pobre da Europa como seus patrícios nos apontam. Ajude-nos a continuar batalhando para ficarmos a sós, isolados na ortografia e a criticarmos o Brasil e sua maneira de falar e escrever. Dessa forma nos esqueceremos que estamos em meio a um caos financeiro e que nossos governantes desesperados estão a pedir ajuda ao Brasil. (http://200.188.178.144/ver_noticia/57942/) Afinal até os países de África já começaram a concordar com pessoas “ignorantes e simplórias sem formação académica alguma” como João Malaca Casteiro, Vasco Graça Moura, Carlos Reis, Vital Moreira, Edite Estrela, Pedro Lomba, José Eduardo Agualusa, Evanildo Bechara e muitos outros “ditos intelectuais”. Juramos que trataremos de deixar o português menos importante num mundo globalizado e assim não ofuscaremos sua língua materna que está logo atrás do inglês em importância internacional.
    Não esqueças de que quando necessitares defender a língua Espanhola de suas ex-colônias poderá contar conosco…. ops… Havia me esquecido de que já gozam de harmonia ortográfica com as ex-colônial!

    Grato pelo optimo apoio a nossa nobre causa e não esqueça de vir nos visitar e tirar belas fotos… antes da recessão.

    Francamente

    Oh Céus! Acorda Portugal, o século XXI já é uma realidade, levanta a cabeça e olha em volta!

    1. É muito engraçado ver esta táctica terrorista do “prof” Machado e seus clones. Continuem. Têm imensa piada.

    • João e o pé de feijão on 13 Fevereiro, 2011 at 12:17
    • Responder

    P.S: Uma realidade que se faz presente é o fato de que uma imensa parte daqueles que participam de blogues contra a nova ortografia e SEMPRE aproveitam para se desfazer do Brasil, curiosamente, moram no Brasil, mordem a mão que os alimenta. Talvez por isso que com mais de 10 milhões de cidadãos não foi possível conseguir 35.000 assinaturas para uma ILC.

    Menos mal que mais de 90% da população tem bom senso.

    • Rocio Ramos on 14 Fevereiro, 2011 at 19:08
    • Responder

    Só agora pode ler estes comentários.
    Realmente o tal Manuel “Roderigues” da Silva parece que me conhece de alguma coisa (trata-me por tu?)
    Eu, com esse nome, não conheço e por isso estranho a confiança que se permite.

    Não costumo responder às necedades dos outros (ele até deve saber de ocasiões e insultos anteriores que já me dedicou) mas vou responder desta vez, dizendo:

    É triste (e devia ter vergonha) é do facto de uma espanhola estar a defender a sua Língua (sua = do senhor Manuel da Silva) e ainda mais triste vir aqui com preconceitos racistas. Não gosta de espanhóis nem de Espanha? Pois fique a saber que aqui há pessoas boas e más (como em Portugal e em todas partes) e que esta espanhola sempre tentou lutar na defensa das causas que considerou nobres e esta, acredite, é bem nobre e não me move mais interesse do que o prazer de continuar a ler numa Língua que amo e admiro (coisa que duvido muito seja o seu caso).
    Peço, antecipadamente, desculpas pelos erros que possa conter o meu comentário. Ainda não domino bem o Português, mas espero ter tempo de continuar a aprender antes de que o estraguem definitamente.

  1. Perdoe-me nobre senhora. Espero não ter ofendido sua dignidade! Dei-me ao direito de tratá-la por “tu” porque ao falar de NOSSA língua a senhora foi muito afetiva, quase íntima. Quanto à Espanha, se conseguiu ler o que está escrito acima, verá que a admiro e muito, por todas aquelas razões. Agora não me venha com demagogia, pois a língua que diz defender faz parte de um país vizinho seu que necessita se posicionar financeiramente no mundo. (http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=464373 ) (http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=2&ved=0CDAQFjAB&url=http%3A%2F%2Feconomico.sapo.pt%2Fnoticias%2Fportugal-esta-quase-no-limite-das-taxas-financiaveis_111051.html&rct=j&q=crise%20na%20espanha&ei=kIRZTZyRA8T58Ab4hc2oBw&usg=AFQjCNEc8PMbc8k1jPCDayHoE68sX9oiLQ&cad=rja) Quanto a preconceitos não tenho nenhum, ao contrário, sou a favor da união dos povos de língua Portuguesa em todos os sentidos possíveis. O preconceito é todo seu ao dizer que a língua será estragada pelo Acordo Ortográfico. O Brasil e sua cultura bem como os outros povos africanos ou asiáticos lusófonos possuem algum defeito que possa estragar a língua? Afinal como consegue julgar ‘bom’ ou ‘ruim’ as alterações na escrita de uma língua que nem mesmo, como a senhora disse, consegue dominá-la fluentemente? Se a senhora tomar um tempo para pensar verá que a nação portuguesa tem 10 milhões de cidadãos e não conseguiu 35.000 assinaturas para a ILC. Será que todo o povo, como dizem alguns, está realmente “contra” ao A.O? Ou será que estão mais preocupados com seus empregos e famílias do que com os ‘pes’ e ‘bes’ que foram suprimidos? Se a matemática não serve, talvez devamos deixar o tempo mostrar. Tente, nobre senhora, empenhar-se por seu país. Veja o que pode fazer para ajudar o seu país nesse momento difícil, como quem sabe, divulgar a lista de desempregados criado pela Espanha (http://www1.folha.uol.com.br/tec/867315-abalada-pela-crise-espanha-cria-rede-social-para-desempregados.shtml ) e deixe que os lusófonos tratarão de cuidar da língua portuguesa.
    Aceite, mais uma vez, meus sinceros pedidos de desculpa pelo uso pronominal que fiz no “post” anterior.
    Respeitosos cumprimentos!

    1. Aos clones com o email englishprofmachado@gmail.com:

      1º (e último) aviso.

      O que vocês estão a fazer não é comentar num site, é pura selvajaria. Isto não é um mural para vocês destilarem a vossa propaganda acordista.

      Desandem daqui para fora ou seremos obrigados a tomar medidas para que esta intoxicação tenha um fim.

      Em suma, deixem-nos em paz!

  2. Muito bonito o amor da Rocío por Portugal e a língua portuguesa. É uma honra conhecer alguém como ela.
    Obrigada.

  3. Certo, JPG!
    Assim como Saramago fez ao ser impedido de expor suas ideias, nos faremos agora, nos retiraremos…
    Abraço a todos e nos desculpem se causamos algum transtorno!

    Não receberão mais nossos comentários.

  4. Obrigado.

    • Pedro Agualusa on 5 Setembro, 2011 at 15:13
    • Responder

    Alguém viu a mais nova notícia sobre o país de Rocio e sua estimada língua? A Espanha acaba de concluir um acordo com mais de 20 academias de letras para inserção de novos vocábulos e grafias para língua espanhola. O interessante é saber que a Espanha trabalhou em conjunto com os outros países de mesma língua.

    http://sol.sapo.pt/inicio/Cultura/Interior.aspx?content_id=7174

    Cumpts

  5. O amor da Rocío pela Língua Portuguesa é o mais importante.Amor é assim…

  6. Essa noticia é antiga e ainda por cima houveram depois modificações que não aparecem ai porque as autoridades LINGUÍSTICAS (que não políticas) que tratam aqui desses assuntos ouviram e ligaram a voz do povo.
    Noticias às metades não passam de simple desinformação 🙂
    Mas não vou perder mais tempo a responder ataques absurdos. Fim da conversa

  7. Quem fez este acordo quer vender dicionários encalhados nas prateleiras. É um “acordo” completamente imbecil.O Bechara e Malaca são dois destruidores da Língua Portuguesa.

    • Carmen Medeiros on 5 Setembro, 2011 at 19:40
    • Responder

    Notícia antiga? Perdoe-me mas, a informação que postei está no site da RAE:

    http://www2.minedu.gob.pe/digesutp/formacioninicial/?p=875

    Pode a RAE estar desinformada sobre a língua espanhola?

    Inclusive já foi apresentada no México:

    http://www.vanguardia.com/actualidad/mundo/117828-presentan-en-mexico-la-nueva-ortografia-de-la-lengua-espanola

  1. […] This post was mentioned on Twitter by JPG, J. Roque Dias. J. Roque Dias said: RT @Apdeites: Rocío Ramos apoia a ILC http://ff.im/-x5R89 — Mais uma cidadã preocupada com a língua de que gosta. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.