Conferência no CNC com Vasco Graça Moura

a mesa da Conferência com o orador Vasco Graça Moura Com organização do Centro Nacional de Cultura (CNC), realizou-se na passada 5ª Feira, dia 30 de Junho de 2011, uma Conferência subordinada ao tema «O Acordo Ortográfico e a Literatura no Espaço Lusófono». Esta sessão, integrada no ciclo «Balanço literário da década no mundo lusófono» que o CNC vem promovendo, decorreu na Galeria Fernando Pessoa, em Lisboa, e teve por orador convidado o escritor, tradutor, jurista e político Vasco Graça Moura.

Depois de uma brilhante exposição, incidindo primordialmente nos aspectos técnicos mais significativos que demonstram o absurdo do “acordo”, o orador respondeu a algumas questões colocadas pela assistência.

Ana Isabel Buescu e João Roque Dias

Ana Isabel Buescu e João Roque Dias

Numa sala muito bem composta, de registar as presenças, entre muitas outras pessoas e apenas para nomear algumas das mais conhecidas do “grande público”, por exemplo da actriz Glória de Matos ou do ex-Ministro Guilherme d’Oliveira Martins, e também de alguns elementos destacados da causa anti-acordo em geral e da ILC em particular.

Maria do Carmo Vieira

Maria do Carmo Vieira

Durante a sessão foram distribuídos impressos de subscrição da ILC pela revogação do “acordo”, que tiveram enorme aceitação e de tal forma que se esgotaram rapidamente, até porque várias pessoas pediram “uns quantos” para levar consigo e assim poderem recolher mais assinaturas junto de familiares, amigos e colegas.

O próprio Vasco Graça Moura, quando questionado directamente sobre se sim ou não, subscreveu ou iria subscrever a ILC pela revogação do AO90, respondeu com a claríssima e espontânea expressão “eu assino tudo aquilo que seja contra o acordo ortográfico!”, ao que a assistência correspondeu com uma calorosa salva de palmas. E de facto cumpriu o prometido, ali mesmo, em plena sala, preenchendo completamente e assinando a sua subscrição da ILC à vista de toda a gente.

E não se ficou por aí: aceitou também integrar a nossa “galeria” de subscritores, voluntários e apoiantes. O que será feito o mais brevemente possível, é claro, até porque será para nós subida honra poder contar com tão ilustre apoiante da nossa causa comum.

Ao Doutor Vasco Graça Moura cabe aqui, por conseguinte, deixar uma palavra de enorme apreço pela disponibilidade e o testemunho da sua inquebrantável militância nesta causa verdadeiramente nacional que é a da defesa da Língua Portuguesa.

Esta conferência foi gravada quase na íntegra pelo professor José Ferrão, que militantemente se disponibilizou para o efeito, o que desde já agradecemos. Logo que editada e montada, essa gravação será também publicada aqui, no site da ILC.

Print Friendly, PDF & Email
Share

Link permanente para este artigo: https://ilcao.com/2011/07/02/conferencia-no-cnc-com-vasco-graca-moura/

3 comentários

1 ping

  1. Merecem aplausos, pela coragem e firmeza! A melhor notícia que vi hoje!

  2. Aplausos pela luta!!

    • Rui Valente on 2 Julho, 2011 at 20:16
    • Responder

    Excelentes notícias!!! Fico contentíssimo com a adesão de Vasco Graça Moura!

  1. […] Leia mais: Conferência no CNC com Vasco Graça Moura – ILC contra o Acordo … […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.