Se o AO90 altera a pronúncia? Claro que sim!

Todos sabemos, até porque já o vamos ouvindo sistematicamente, na rádio e na TV, que de facto o AO90 afecta (e de que maneira!) a leitura. O que agora se comprova, com este trabalho, é isso mesmo, pegando num  “exemplo” electrónico, por assim dizer: se, como dizem acordistas, o “acordo” não interfere no modo como se lê, então vejamos como o lê um sintetizador de voz.

Dirão alguns, mais virados para estas coisas da programação, que “ah, e tal, mas isso corrige-se”, ou seja, que bastaria porventura alterar o programa (incluindo especificidades do algoritmo com as novas “regras”) para a leitura se adaptar melhor ao que lá está agora, à escrita em Português estropiado.

Ah, sim? Mas não. Poderia ficar um pouquinho melhor, o programa a que obedece o sintetizador, mas não inteiramente, pelo simples motivo de que não é possível estabelecer regras em programação quando elas não existem (sólidas, coerentes, sem excepções ou facultatividades) no objecto que se programa. Uma coisa é “treinar” um programa “speech to text” (voz para texto), outra totalmente diferente é (tentar) fazê-lo pela inversa, com “text to speech” (texto para voz).

Oiçamos então o que tem a dizer “nossa” Madalena quanto a isto.

 

 

Ideia original, redacção do texto e gravação áudio por João Ricardo Rosa.

Montagem vídeo de ILC AO.

Esta montagem vídeo resulta de um trabalho original, anteriormente aqui publicado, com gravações das leituras por sintetizador em duas “vozes”, uma brasileira e outra portuguesa. Caso prefira ler o texto “corrido” e ouvir também a versão brasileira, “click” AQUI.

[Se usa o “Chrome” e caso necessite ainda de instalar uma extensão para ver “filmes” em formato WMV, siga as instruções desta página:
http://www.interoperabilitybridges.com/wmp-extension-for-chrome
O mesmo para o caso de usar Firefox:
https://support.mozilla.org/en-US/kb/play-windows-media-files-in-firefox]

Print Friendly, PDF & Email
Share

Link permanente para este artigo: https://ilcao.com/2014/02/05/se-o-ao90-altera-a-pronuncia-claro-que-sim/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.