«CCB volta à grafia antiga» [CM]

CCB volta à grafia antiga

O presidente do conselho de administração do Centro Cultural de Belém (CCB), Vasco Graça Moura, justificou ao CM a decisão de reverter a adopção da nova grafia do português dizendo que “não se pode aplicar o Acordo Ortográfico sem violar o próprio Acordo”, pois os conversores automáticos instalados nos computadores pela anterior administração “eliminam a hipótese da dupla grafia”, que está prevista em muitas palavras.

Por: Leonardo Ralha com N.L.R.

—————————————————-

Numa reunião do conselho de administração que teve lugar anteontem, Vasco Graça Moura viu aprovada a proposta de desinstalar os programas informáticos para conversão de texto e de aplicar as regras anteriores ao Acordo Ortográfico em todos os documentos internos e para promoção do CCB. Francisco José Viegas, que nomeou Vasco Graça Moura para o lugar de Mega Ferreira em Janeiro, foi avisado no mesmo dia, mas ontem escusou-se a comentar a polémica decisão, que foi alvo de críticas de António José Seguro no debate parlamentar desta sexta-feira.

Fonte oficial da Secretaria de Estado da Cultura lembrou, no entanto, que “todos os organismos tutelados directa e indirectamente aplicam a resolução do Conselho de Ministros” aprovada em Janeiro de 2011, quando José Sócrates era primeiro-ministro, que impõe a utilização da nova grafia.

Isto não se aplica ao Fundação CCB, que é uma fundação privada de direito público e tem até 2014 para adoptar o Acordo Ortográfico. A “herança do governo de Sócrates, que não tem pés nem cabeça”, como Graça Moura descreveu ao CM, não é para já. Até porque este a considera inconstitucional.

[Transcrição parcial de artigo publicado no jornal “Correio da Manhã” de hoje, 04.02.12, da autoria de Leonardo Ralha.]

Nota: os conteúdos publicados na imprensa ou divulgados mediaticamente que de alguma forma digam respeito ao “acordo ortográfico” são, por regra e por inerência, transcritos no site da ILC já que a ela dizem respeito e são por definição de interesse público.

Print Friendly, PDF & Email
Share

Link permanente para este artigo: https://ilcao.com/2012/02/04/ccb-volta-a-grafia-antiga-cm/

1 comentário

    • Miguel Rodrigues on 4 Fevereiro, 2012 at 22:53
    • Responder

    Onde podemos enviar uma mensagem de apoio ao sr. Vasco Graça Moura? Através do CCB?

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.