AO90: «A maior aberração» [Maria do Carmo Vieira, RTP2, 09.05.14]

[Extracto de gravação de entrevista a Maria do Carmo Vieira emitida em 09.05.14 no programa “Livre Pensamento” da RTP2.]

Print Friendly, PDF & Email
Share

Link permanente para este artigo: https://ilcao.com/2014/05/10/ao90-a-maior-aberracao-maria-do-carmo-vieira-rtp2-09-05-14/

2 comentários

    • Maria José Abranches on 10 Maio, 2014 at 16:44
    • Responder

    Muito obrigada, querida Maria do Carmo Vieira! Alguém ainda capaz de emoção, de paixão inteligente, neste pântano de mediocridade em que o país, e nós com ele, nos afundamos! Alguém capaz de dizer, publicamente: “O rei vai nu!” Sim, porque é de “boçalidade”, ao serviço de interesses inconfessáveis e obscuros, que se trata! Acordem, Professores, nossos colegas, mostrem-se dignos da “nobreza” da profissão que exercem!

    • Maria Barbosa on 11 Maio, 2014 at 10:35
    • Responder

    Dentre várias preciosas, há que reter, em particular, uma das mensagens da Sra. Prof. M. C. Vieira: “O professor tem, por vezes, de desobedecer. Quando nos pedem, por exemplo, para sermos compreensivos com os erros ortográficos. Não poderia levar as instruções da máquina de lavar para a aula, como se está a fazer a partir do 1.º ciclo. Tenho é que levar contos de fadas, e outros, para que os alunos se habituem desde cedo à palavra.” A atitude condescendente dos professores, formadores, educadores, conduziu e criou uma geração de alunos do ensino superior incapazes de traduzirem, em palavras, um raciocínio lógico, tal é a pobreza da construção sintática.
    Também vale a pena recordar o ACORDO E AS EVIDÊNCIAS (V. G. Moura, em: “Acordo Ortográfico – A perspectiva do Desastre”, Alêtheia Editores, 2008): O facilitismo conduzirá à padronização dos “grafemas disponíveis para muitas sonoridades, acabar com os acentos, etc.”, fenómeno que já ocorre e que circula livremente em SMS. “Imagino um “izemplo” dessa radicalidade: “Averia k proceguir uma mudansa muinto izijente e eichtraourdinaria para k u idioma nao perka a kuezao e acim rekupere oje o ceu ichtatuto de lingua komum… Cera pocivel ou cera ichdruchulo?”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.