Modesto Nogueira subscreveu a ILC

Modesto NogueiraModesto da Silva Nogueira, nascido a 09/11/1942, em Sande, Marco de Canaveses. Sexto filho de um total de 10. Aos 16 anos foi servir o Padre João Monteiro de Freitas, Pároco de Sande.

Em 1961, foi para o Seminário das Missões da Consolata, onde concluiu o 7º ano do Liceu e, em 1967, foi para Itália, onde cursou Filosofia, saindo em 1969.

Fez o Serviço Militar e passou 27 meses no Norte de Angola onde, além das patrulhas no mato, ainda ensinou nas Escolas Regimentais, tendo levado 35 alunos a fazer a 4ª classe.

Foi trabalhador-estudante e licenciou-se em História na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Mais tarde, matriculou-se na Universidade Católica do Porto, onde concluiu o Curso Superior de Teologia, seguido de estágio pedagógico, para se profissionalizar na disciplina de EMRC e efectivou-se em Moral, na Escola de Freamunde, no ano lectivo de 1995/96. Passou pela Escola C+S de Lordelo, Paredes, e terminou na Escola EB 2/3 de Valongo, de onde se aposentou, em Dezembro de 2003.

Dedicou-se à Poesia, dividindo o seu tempo entre o Marco, em S. Lourenço do Douro, e Fânzeres, Gondomar.

Publicou Por Terras de Bem Viver, Editora Lugar da Palavra, Outubro de 2009, e integrou diversas antologias poéticas.

[Estes dados biográficos do subscritor foram retirados e recompostos, em Português correcto, do perfil de autor publicado no site Lugar da Palavra. ]

Modesto Nogueira é também autor do blog Cantinho da Poesia.

Sempre procurei ser exigente comigo mesmo, sobretudo a partir dos 16 anos. Por isso, fui estudar, mesmo não tendo condições económicas nem preparação intelectual adequadas. Depois, na minha vida profissional, continuei a ser exigente e a exigir eficiência aos que me rodeavam e consegui algumas proezas. Agora tornei-me mais sereno e compreensivo. Mas continuo a acreditar que um simples fluir de palavras que inspirem esperança, confiança e empatia, cura a tendência para o egoísmo, o relativismo, o consumismo, o individualismo… e ajuda a debelar o cepticismo e a amargura que grassam na nossa sociedade actual.

Subscreveu a Iniciativa Legislativa de Cidadãos pela revogação da entrada em vigor do Acordo Ortográfico de 1990.

Nota: esta publicação foi autorizada pelo/a subscritor/a.

Print Friendly, PDF & Email
Share

Link permanente para este artigo: https://ilcao.com/2011/04/01/modesto-nogueira-subscreveu-a-ilc/

3 comentários

  1. E o “Lugar da Palavra” também já mutilou o português…
    Cumpts.

    • Maria Cortes on 11 Abril, 2011 at 16:55
    • Responder

    por favor salvem a N O S S A LINGUA não somos a Patria Mãe? então qual é a duvida????

    • Maria Catarino on 12 Abril, 2011 at 17:56
    • Responder

    SIMPLESMENTE NÃO CONCORDO, E UM ABSURDO.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.