A edição de aniversário do PÚBLICO: um esclarecimento.

05-Mar-2013_JB_PublicoApesar de a notícia já ter alguns dias, várias pessoas continuam a questionar-nos sobre a veracidade deste artigo de Jorge Buescu. Trata-se de uma excelente premonição mas, por enquanto, decorre apenas da iniciativa que o jornal PÚBLICO leva a cabo anualmente, por ocasião do seu aniversário: o “Director por um dia”.

O Director convidado deste ano, o cineasta Miguel Gomes, trouxe duas propostas para a edição comemorativa deste ano. Escreve o próprio: “Na prática, propus duas alterações. Ficam em vigor duas novas regras, dois invulgares acrescentos ao livro de estilo do jornal neste dia:

1) todas as fotografias (a preto e branco) só serão incluídas nas páginas do jornal depois de sujeitas aos desenhos e pinturas de crianças de uma escola primária;

2) mais de uma dezena de artigos terão um prolongamento ficcional por convidados que continuam a peça após o jornalista a terminar, narrando factos nunca verificados, mencionando relatórios nunca redigidos, produzindo ficção a partir da realidade…

director1dia
Nesta imagem, à direita, vemos o editorial completo, em que Miguel Gomes desenvolve a sua ideia para um jornal diferente do habitual. Jorge Buescu foi um dos convidados para “finalizar” um dos referidos artigos.

Esperemos que a premonição de Jorge Buescu se realize muito rapidamente…

Print Friendly, PDF & Email
Share

Link permanente para este artigo: https://ilcao.com/2013/03/16/a-edicao-de-aniversario-do-publico-um-esclarecimento/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.