A ILC-AO (de novo) na TVI

No seguimento da reportagem do Jornal Expresso, também o Jornal das 8, da TVI quis assinalar os dez anos da entrada em vigor do Acordo Ortográfico. Longe de ser uma celebração, estas reportagens têm servido para desmascarar o absurdo da deriva ortográfica em que o país se encontra. Nesta reportagem, conduzida por Pedro Pinto com comentários e entrevista de Miguel Sousa Tavares, a TVI vai ainda mais longe, assinalando que Portugal pode muito bem acabar por ser o único país a aplicar uma norma ortográfica que ninguém pediu. De referir que apenas Maria do Carmo Vieira, membro da Comissão Representativa da ILC-AO, é entrevistada, não tendo a TVI conseguido a participação de qualquer defensor do AO90.

A entrevista acaba por focar-se em especial nas questões da docência, que parecem ser agora o grande cavalo de batalha de quem não quer a revogação da entrada em vigor do AO90 . Deixando de lado a estranheza por essa preocupação não ter existido há dez anos, a verdade é que essa revogação beneficia os alunos, permitindo-lhes o acesso a um conjunto normativo coeso e com uma maior integração na matriz das Línguas europeias — uma ferramenta que lhes será certamente mais útil para o resto das suas vidas.

O vídeo que aqui apresentamos é um excerto com o essencial da reportagem/entrevista  da TVI. Para saber mais siga as seguintes ligações (implica aceitação de cookies e/ou registos em plataformas, uma exigência daquele canal de TV):

https://tvi24.iol.pt/videos/sociedade/portugal-podera-ser-o-unico-pais-a-usar-o-acordo-ortografico/5cd9cadd0cf20be17fdac4fa

https://tvi24.iol.pt/opiniao/europeias/miguel-sousa-tavares-acordo-ortografico-dos-maiores-casos-de-abuso-cometidos-na-nossa-democracia/

 

Print Friendly, PDF & Email
Share

Link permanente para este artigo: https://ilcao.com/2019/05/15/a-ilc-ao-de-novo-na-tvi/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.