Ana Isabel Buescu subscreveu a ILC

Ana Isabel Buescu nasceu em Lisboa em 1957.

É licenciada e doutorada em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde é professora na área de História Moderna.

Tem-se interessado por temas relativos à cultura de corte; livro e livrarias, história da infância e da educação; história das mulheres e ainda por aspectos da cultura medieval.

Para além da participação e organização de várias reuniões científicas e da publicação de artigos e ensaios em revistas e actas de colóquios, publicou vários livros: O Milagre de Ourique e a História de Portugal de Alexandre Herculano. Uma Polémica Oitocentista, 1987, Imagens do Príncipe. Discurso Normativo e Representação (1525-1549), 1996, Memória e Poder. Ensaios de História Cultural (séculos XV-XVIII), 2000, a biografia D. João III (1502-1557), 2005 e, em colaboração, coordenou a edição de O Corpo e o Gesto na Civilização Medieval, 2006.

Publicou ainda a biografia de Catarina de Áustria, Ed. A Esfera dos Livros, 2007, e A Mesa dos Reis de Portugal (coord. e autora), Círculo de Leitores, 2011.

Ana Isabel Buescu subscreveu a Iniciativa Legislativa de Cidadãos pela revogação da entrada em vigor do Acordo Ortográfico de 1990.

No passado dia 30 de Maio Ana Isabel Buescu deixou um comentário aqui mesmo, no “site” da ILC, que terminou com o seguinte apelo:

«E por favor, quem estiver de acordo com o acima dito, DISPONHA DE UNS MINUTOS, DE UMA IDA AO CORREIO, E ASSINE A ILC!!!!»

Veja a “galeria” de subscritores, activistas e apoiantes da ILC pela revogação do “acordo ortográfico”.

Nota: esta publicação foi expressamente autorizada pela subscritora. Nota biográfica copiada (e fotografia importada) da página de autora de Ana Isabel Buescu na Editora “Esfera dos Livros”. Acrescentado o último parágrafo na nota biográfica copiada.

Print Friendly, PDF & Email
Share

Link permanente para este artigo: https://ilcao.com/2012/11/03/ana-isabel-buescu-subscreveu-a-ilc/

2 comentários

    • Maria José Abranches on 7 Novembro, 2012 at 17:42
    • Responder

    Obrigada, Professora Ana Isabel Buescu, por mais uma vez assumir publicamente a defesa da nossa língua e a luta desta Iniciativa Legislativa de Cidadãos contra o Acordo Ortográfico.

    Oxalá o seu exemplo de lucidez, integridade e coragem contribua para “acordar” o meio universitário (professores e estudantes), que deveria há muito ter-se insurgido contra o AO90 e cuja apatia nos envergonha!

    • Maria do Carmo Vieira on 8 Novembro, 2012 at 8:51
    • Responder

    Um profundo agradecimento também à Professora Ana Isabel Buescu pela sua tenacidade em defesa da Língua Portuguesa. Sendo da área de História, é um exemplo relevante no meio Universitário, lamentando-se que na área de Literatura Portuguesa a maioria das vozes se silencie ou argumente de forma negativamente surpreendente, percebendo-se, por vezes, muito bem o porquê da sua atitude.
    A História da Língua também nos dá conta da sua evolução, que não é sinónimo de decreto, nem de espectáculo na Assembleia da República por parte de deputados que votaram o AO sem sequer terem lido a Nota Explicativa do AO e transformaram essa sessão num pesadelo onde a falta de cultura se expôs desbocadamente.
    Um forte abraço de Parabéns, Profª Ana Isabel Buescu!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.