Menu
Categories
Alô alô, Pampilhosa!
14 Janeiro, 2017 subscritores

Ainda a propósito dos dados estatísticos que apresentámos no último artigo, não é demais realçar a enorme abrangência das subscrições (em papel) a nível nacional. A subscrição da Iniciativa Legislativa de Cidadãos pela revogação do Acordo Ortográfico é um “voto” de protesto contra o AO90 que se expressa de Norte a Sul do país, em todos os distritos e Regiões Autónomas.

A nível dos Concelhos o panorama repete-se e, ainda que o pleno dos 308 municípios seja difícil de alcançar, o facto é que apenas 37 Concelhos (12%) não têm pelo menos um registo de subscritor da ILC.

E mesmo esses Concelhos  poderão afinal estar já representados, sem que o saibamos, e por isso mesmo constam da lista de “pampilhosas”: alguns dos casos que nos chegaram sem indicação de Freguesia/Concelho de recenseamento podem perfeitamente ter sido enviados por subscritores não apenas de Pampilhosa da Serra, que aqui usamos como amostra, é claro,  mas também da ilha do Corvo ou de Marvão, Pinhel, Tarouca ou Armamar, por exemplo. E além destes casos com os campos “Freguesia” e “Concelho” em branco há ainda aqueles em que as pessoas preencheram efectivamente os campos mas… não se percebe nada, estão ilegíveis.

Mas isto respeita unicamente às subscrições em papel, ou seja, no enquadramento legal e com os requisitos anteriores à recente alteração da Lei 17/2003. Como se sabe, o recenseamento eleitoral passou a ser automático em Portugal para maiores de 18 anos e as novas regras das ILC acompanham essa disposição: na nossa página de subscrição “online” esse dado não está a ser pedido e portanto certamente a lista de Concelhos ainda não representados, que transcrevemos abaixo, será na realidade bem menor.

Naturalmente, quando esta ILC for debatida na Assembleia da República gostaríamos de poder dizer que não houve um único dos 308 Concelhos do país que não tivesse subscritores da nossa Iniciativa Legislativa.

No artigo anterior apresentámos o “top-20” dos (271) Concelhos com mais subscritores. Fica agora aqui a lista dos 37 Concelhos de que ainda não há registos de subscritores. Se pertence a um destes Concelhos e subscreveu, pedimos-lhe que nos contacte. Basta uma simples mensagem com a indicação do seu número de BI ou CC (para que possamos localizar a sua subscrição). Se pertence a um destes Concelhos e ainda não subscreveu a ILC, está ainda a tempo de o fazer… e de nos contactar também, se quiser, chamando a atenção para o facto de o seu Concelho que não constava ter de passar a constar. Algo do género “eh, eu sou de Pampilhosa e subscrevi a ILC-AO, ponham lá Pampilhosa no mapa”.

Concelho

Distrito

Aguiar da Beira Guarda
Alfândega da Fé Bragança
Alter do Chão Portalegre
Armamar Viseu
Avis Portalegre
Barrancos Beja
Boticas Vila Real
Calheta – Madeira Madeira
Celorico da Beira Guarda
Corvo Açores
Figueira de Castelo Rodrigo Guarda
Lajes das Flores Açores
Lajes do Pico Açores
Marvão Portalegre
Melgaço Viana do Castelo
Monção Viana do Castelo
Mortágua Viseu
Mourão Évora
Murça Vila Real
Pampilhosa da Serra Coimbra
Pedrógão Grande Leiria
Penedono Viseu
Pinhel Guarda
Portel Évora
Porto Moniz Madeira
Proença-A-Nova Castelo Branco
Reguengos de Monsaraz Évora
Ribeira de Pena Vila Real
Santa Cruz das Flores Açores
São Vicente Madeira
Sardoal Santarém
Sátão Viseu
Sousel Portalegre
Tarouca Viseu
Vila Flor Bragança
Vila Nova de Paiva Viseu
Vila Pouca de Aguiar Vila Real

Print Friendly, PDF & Email
Share
Deixe um comentário
*